Tema: Equação do 1º grau
Área do conhecimento: Matemática
· Mapeamento do Percurso
Conjuntos numéricos
Expressões Algébricas
Uso de letras-incógnitas
· Objetivos Gerais
- Capacitar os alunos a
compreender os conceitos, procedimentos e estratégias matemáticas que permitam
a ele desenvolver estudos posteriores e adquirir uma formação científica geral.
- Compreender
situações-problema que envolvam proporcionalidade, sabendo representá-las por
meio de equações.
- Compreender o uso de
letras para representar valores desconhecidos e em particular o uso de fórmulas
na resolução de situações-problema.
- Estabelecer conexões entre
diferentes temas matemáticos e entre esses temas e o conhecimento de outras
áreas do currículo.
· Objetivos específicos
- Ler e escrever expressões
algébricas correspondentes a textos matemáticos escritos em linguagens
coerentes.
- Reconhecer uma equação de 1º grau.
-Reconhecer os procedimentos
de resolução na igualdade.
- Saber utilizar as regras
de sinais, as quatro operações.
- Saber operar com frações
decimais.
- Compreender o conceito de
equação a partir da ideia de equivalência sabendo caracterizar cada equação com
uma pergunta.
· Justificativa
- A matemática é entendida
como um conhecimento vivo, dinâmico, produzido ao longo da história, nas
diferentes sociedades.
- Fornecer base para que o aluno seja capaz de
resolver problemas das séries seguintes que envolvam equações de 1º grau.
- É função do educador possibilitar ao aluno por
meio de mediação, do apropriar-se dessa forma de pensamento e linguagem.
- A educação matemática se
propõe a viabilizar apropriação e produção do conhecimento científico,
alfabetizar matematicamente para a leitura do mundo físico e social e
instrumentalizar os educandos para exercício da cidadania.
· Metodologia
- Uso de explanação e
narrativas dos conceitos.
- Estimular o cálculo mental
e o interesse por desafios matemáticos.
- Atendimentos e observações
individuais e coletivos.
- Exercícios em sala de aula
e atividades para realizar em casa, visando a aprendizagem simples e a fixação
dos conteúdos estudados.
- Pesquisas usando os meios
tecnológicos, resolução de problemas e exercícios diversificados e trabalhos em
grupo.
· Recursos
- Textos de apoio retomando
os temas.
- Resumo e cópias dos
conteúdos.
- Livros didáticos e
paradidáticos, jornais, revistas e internet.
- Lousa e giz
- Material dourado.
· Avaliação
- A avaliação deve ser contínua na sua
forma de liderança, atuação em pesquisas, realização de trabalhos e exercícios,
prática de estudos, exposição de pesquisas de forma oral e escrita .
Nenhum comentário:
Postar um comentário