terça-feira, 4 de junho de 2013

         



       Boa noite colegas de curso grupo 1. Gostei muito do que foi postado por vocês no fórum sobre o gosto pela  leitura, cada um de nós teve uma forma de começar, porém praticamente,  hoje os objetivos alcançados são os mesmos. Devo que a minha praia não é muito escrever, prefiro os números mesmo, mas sei que a leitura e escrita está inserida em tudo que fazemos, acho que depois desses trabalhos no curso estou até mudando de ideia  (ficou interessante ler e escrever). Até mais...

3 comentários:

  1. Amigos do grupo 1 aguardo os seus depoimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LEITURA E ESCRITA EM MATEMÁTICA
      Este blog faz parte de uma ferramenta de avaliação de um programa de formação a distância de educadores, chamado “Melhor Gestão, Melhor Ensino, oferecido pela Secretária da Educação do São Paulo”. Nós, criadores desse blog. Somos professores da Rede Pública da Diretoria da Mauá e, atuamos na disciplina de Matemática.
      Esse curso tem o intuito de melhorar o desempenho dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, com reflexão sobre novas metodologias para desenvolvimento das competências leitora e escrita.
      Josias Alves Carvalho

      Excluir
    2. Depoimentos de Josias Alves Carvalho

      Depois de ter lido alguns dos relatos postados por vocês confesso que estou um pouco perdido e sem saber por onde começar, mas vamos lá.

      Acho que antes de falar das minhas experiências com leitura e escrita se faz necessário, antes de tudo, mencionar que não tive uma vida “normal” digamos assim, onde os pais mesmo que não tenham condições financeiras e/ou intelectual de auxiliar seus filhos, ainda assim, incentivam os estudos, pois não querem que estes venham a ter o mesmo destino. Comigo aconteceu totalmente o contrário: Perdi meu pai quando tinha apenas nove anos de idade. Minha mãe, sozinha, comigo e mais três irmãos se virava como podia. Morávamos no Maranhão. Nosso alimento era baseado naquilo que conseguíamos plantar e colher. Acontece que eu tinha apenas duas escolhas: ou trabalhava para ajudar no meu sustento e dos meus irmãos, ou estudava. E como vocês sabem ninguém vive de brisa. Tive que trabalhar. Fui concluir o ensino primário já tinha 21 anos de idade. E fui o único da família. Nem preciso dizer quais foram meus contatos com leitura e escrita, não é? Apesar disso, sempre gostei de me manter informado sobre os acontecimentos, então, lia jornais e revistas. Confesso que até pouquíssimo tempo atrás, não lia para ninguém, em hipótese alguma, pois morria de vergonha. Mas graças a Deus e a alguns amigos estou melhorando. Já consigo ler, escrever e apresentar trabalhos escritos e orais, já que hoje faço parte de um grupo filosófico que pratica o bem. A leitura se tornou parte essencial da minha vida. Bom, importa mesmo é que consegui superar todas as expectativas que poucas pessoas depositaram em mim. Sou professor. Para muitos, talvez uma coisa pequena! Mas para mim, ler e escrever como hoje faço é algo extremamente grandioso e significativo.

      Excluir